Descobrir e Aprender em Viseu Dão Lafõe
Projeto Intermunicipal
O projeto Descobrir e Aprender em Viseu Dão Lafões permite a identificação de locais e espaços relevantes que possam ser visitados pelas escolas de todo o concelho, estando os mesmos organizados por áreas de conhecimento e níveis de ensino. Para cada um dos locais são propostas atividades pedagógicas, bem como sugestões de como estas poderão ser articuladas e integradas nos currículos dos diferentes anos letivos - do 1º ciclo ao ensino secundário.
Com este projeto pretende-se que toda a comunidade educativa possa conhecer melhor o território de Viseu Dão Lafões e aprender com o mesmo, através de processos de educação formal e não formal.
OBJETIVOS
Mapear todos os recursos e infraestruturas, existentes no território de Viseu Dão Lafões, que possam ter interesse pedagógico.
Estabelecer uma articulação entre as disciplinas curriculares e os recursos existentes no território.
Promover um maior conhecimento do território e fortalecer a coesão territorial.
Produzir materiais pedagógicos que sirvam de suporte às visitas de estudo a realizar nos diferentes locais.
PÚBLICO-ALVO
- Professores e alunos de todos os níveis de ensino
- Pais e encarregados de educação
ATIVIDADES OU INICIATIVAS A DESENVOLVER/DESENVOLVIDAS
- Mapeamento dos locais a visitar – identificação de 2/3 locais de cada município, dando-se especial destaque aos museus, parques e jardins que possam ter relevância pedagógica e possam ser visitados pelas crianças e jovens do território.
- Criação do passaporte 'Descobre e aprende em Viseu Dão Lafões' – o passaporte apresenta todos os locais identificados, para que os alunos possam ir assinalando os que já visitaram no âmbito do projeto.
- Conceção de um guia de atividades pedagógicas – este guia apresenta os locais e recursos a visitar, bem como as atividades a dinamizar em cada um deles.
RESULTADOS ESPERADOS
- Identificar 42 locais com interesse e relevância pedagógica no território.
- Aumentar o conhecimento da comunidade educativa sobre a região.
- Aumentar o número de atividades culturais dinamizadas nas escolas.
- Potenciar uma maior transdisciplinaridade.