Viseu E-Inclusão
Projeto Municipal
O projeto Viseu E-Inclusão desenvolve-se em duas forças de intervenção: a Inclusão e a Envolvência. Visa a integração e a qualificação de crianças e grupos vulneráveis, nomeadamente alunos com Necessidades Educativas Especiais, portadores de deficiência física, de minorias étnicas e as respetivas famílias.
Através da mediação, da dança inclusiva, da equitação e psicomotricidade com fins terapêuticos, da capacitação socioemocional e da prevenção e intervenção psicossocial. Como formas de Promoção do Sucesso Educativo e Combate ao Abandono Escolar, da Formação da Cidadania e a Inclusão Social e a Promoção de uma Cidade Intercultural.
Partindo do reconhecimento de que a existência e a qualidade da relação escola-família influencia os resultados escolares dos alunos, o projeto tem a missão fundamental de promover o envolvimento e a participação ativa e esclarecida dos pais/encarregados de educação na escola. Aliado a um programa de treino de competências pessoais e sociais dirigido às crianças do Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário, dos 9 Agrupamentos de Escolas/Escolas Secundárias do concelho.
SUBPROJETOS:
- Laços da Comunidade
- Se Houver Quem Ensinara
- Projeto Escola e Família em Formação/Ação (PEFF/A)
- Ena! Topas+
- A Escola e a Diversidade Cultural
- De Passo a Galope
- Dançar é Para Todos
- A Psicomotricidade Vai à Escola: 'Movimentando a Aprender'
- Educa Sempre
- Saber +
OBJETIVOS:
- Criar condições para que grupos e alunos vulneráveis sejam incluídos na comunidade educativa, aprendam e desenvolvam as suas potencialidades, com maior acompanhamento e envolvimento
- Fomentar um clima de escola positivo, através da reflexão e discussão de problemas, de partilha e de resposta entre o corpo docente, aluno, as suas famílias e restante comunidade educativa
- Aumentar as competências sociais, pessoais e emocionais e capacidades psicomotoras e a participação dos Pais/Encarregados de Educação na vida académica nos educandos, tendo em vista a promoção da inclusão, participação, motivação e da assiduidade dos alunos
PÚBLICO-ALVO:
- Alunos e professores do Pré-Escolar ao Ensino secundário e profissional
ATIVIDADES OU INICIATIVAS DESENVOLVIDAS:
- 850 sessões grupais, semanais ou quinzenais, dos Programas de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais Educa Sempre e Saber Viver (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 55 Acompanhamentos psicossocial aos Pais/Encarregados de Educação (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 45 atividades lúdicas, pedagógicas e artísticas com a colaboração ativa dos parceiros (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 45 Workshops de capacitação para os alunos e Pais/Encarregados de Educação (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 66 atividades para integração de alunos pertencentes a grupos vulneráveis (minorias e crianças que necessitam de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão) (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 265 Reuniões de articulação entre Técnicos, Direções e Docentes dos Agrupamentos (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 57 Reuniões de divulgação do Projeto com os Pais Enc de Educação (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 750 Sessões de dança inclusiva, com o apoio técnico em atividades pedagógicas especificas (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 80 Sessões individuais de psicomotricidade, com o apoio técnico em atividades pedagógicas especificas (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 300 Sessões individuais de hipoterapia, na área da equitação com fins terapêuticos, com o apoio técnico em atividades pedagógicas especificas (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 138 reuniões, onde foram abordados assuntos relativos às turmas/alunos e onde foram delineados os planos/estratégias de intervenção, organização e avaliação do trabalho colaborativo/cooperativo (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 72 reuniões, de forma a serem levantadas algumas informações sobre agregado, bem como dar a conhecer o Projeto, as atividades realizadas e a abordar os Pais/Encarregados de Educação para uma maior participação no Projeto (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 33 workshops artísticos /ações de sensibilização para alunos e famílias (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 8 Reuniões de Preparação de Avaliação Formal do Programa Viseu Educa com entidade avaliadora – ESEV (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- Repetição das atividades (Ano letivo 2019/2020)
RESULTADOS OBTIDOS:
- 500 alunos e famílias viveram juntos Workshops Artísticos de Capacitação
- 5 Ciclos de Conferências, 12 Fóruns de Ideias, 8 Seminários de debate e formação e ação com cerca 600 pais e professores.
- 5 Espaços de apoio social e mais 20 campanhas de solidariedade destinados às famílias mais carenciadas.
- 8 Atelires de Artes Criativas e Beleza com o objetivo de despertar o gosto pela Escola.
- 90 Alunos com necessidades educativas especiais usufruíram de Sessões de hipoterapia, na área da equitação com fins terapêuticos
- 150 alunos desenvolveram o gosto pela Escola através da Dança Inclusiva
- 28 alunos participaram em sessões individuais de psicomotricidade
- 600 alunos partilharam Competências Socioemocionais