Viseu é uma “Cidade Educadora”!

No mundo contemporâneo, os objetivos da educação assumem tal complexidade, que as instituições educativas tradicionais são insuficientes no cumprimento integral dos processos educativos. Assim, importa, numa dimensão relacional, comprometer todos os segmentos e instituições do território e da cidade.

Todos os cidadãos, instituições e organizações devem assumir responsabilidades na esfera da educação, ao longo do ciclo humano de vida. As crianças, jovens, adultos, seniores devem ser orientados para o desenvolvimento sustentado de potencialidades científicas, económicas, ecológicas, culturais, do território. Para atingir um grande objetivo: ampliar as suas condições de realização e felicidade no dia a dia.

Neste contexto, e no sentido de encontrar respostas para as crescentes exigências das dinâmicas sociais e educativas, o Município de Viseu criou e desenvolve o Programa Viseu Educa - um programa pedagógico de amplo alcance educativo destinado às crianças e aos jovens. Elege como objetivos: o fomento do trabalho institucional em rede, a mobilização das Comunidades Educativas do Município numa lógica colaborativa e empreendedora, uma estratégia educativa virada para o futuro que assegura o acesso a uma educação de qualidade a todos os estudantes.

Sabia que... Viseu é uma das 61 cidades educadoras membro da Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras mundiais, que integra a Associação Internacional de Cidades Educadoras. 

Saiba mais sobre as Cidades Educadoras AQUI.